Oportunidade de trabalho: Analista de sistemas desenvolvedor na área de tecnologia da BIREME/OPAS/OMS

1. Quem somos?

O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido pelo seu nome original Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), é um centro especializado da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), orientado à cooperação técnica em informação científica em saúde.

Com 54 anos de tradição, tem por missão “Contribuir para o desenvolvimento da saúde nos países da América Latina e do Caribe por meio da democratização do acesso, publicação e uso de informação, conhecimento e evidência científica.”

Seus principais serviços incluem a coordenação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que integra redes construídas coletivamente por meio de instâncias nacionais e de redes temáticas de instituições relacionadas à pesquisa, ensino ou serviços na área da saúde. O portal da BVS permite buscas nos idiomas espanhol, português, inglês e francês em diversas fontes de informação em saúde, as quais, por sua vez, são constituídas por bases de dados bibliográficas produzidas pela Rede BVS, como a LILACS, além da base de dados Medline e outros tipos de fontes de informação.

Além da BVS e da LILACS, a BIREME tem como produto o tesauro Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH), composto por uma base de dados de descritores usados para indexação e recuperação da informação por vários níveis de especificidade de assunto na grande área da saúde, o qual está incorporado na ferramenta de busca da Biblioteca Virtual em Saúde.

2. Objetivo da vaga: Participar prioritariamente dos projetos de desenvolvimento e suporte técnico de sistemas web relacionados às fontes de informação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), trabalhando ativamente com as áreas de Desenvolvimento de Sistemas (DES/MTI), suporte técnico (RST/MTI), Operação de Fontes de Informação (OFI/AFI) e Fontes de Informação Referenciais (FIR/PFI).

3. Resumo das responsabilidades: Sob a orientação direta do Supervisor da área e coordenação geral do Gerente da unidade, o funcionário é responsável por, mas não necessariamente limitado, às seguinte responsabilidades designadas:

  • Analisar e propor melhorias e novos processos de trabalho relacionados ao desenvolvimento de sistemas web;
  • Desenvolver sistemas web responsáveis pela gestão das bases de dados bibliográficas da BVS;
  • Desenvolver sistemas web responsáveis pela publicação da informação disponível nas fontes de informação da BVS; e
  • Suportar a operação dos sistemas web para correção de erros e desenvolvimento de melhorias;
  • Outras atividades em contexto, quando solicitado.

4. Competências: as principais competências que o candidato deverá demonstrar são:

  • Excelente comunicação oral e escrita;
  • Excelente relacionamento interpessoal e empatía;
  • Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e multiculturais, seguindo os valores de integridade, coerência e colaboração;
  • Ser autodidata e ter iniciativa de buscar e propor novas soluções, ferramentas e métodos de trabalho;
  • Flexibilidade para lidar com imprevistos e incertezas, aplicando métodos ágeis de desenvolvimento e gestão de projetos;
  • Autoconfiança e autoconhecimento para assumir responsabilidades e riscos sem compromisso com o erro; e
  • Capacidade de análise crítica, inclusive de autocrítica, e uso de ciclos de melhoria contínua;
  • Ter receptividade e abertura a novos conhecimentos e aprendizagem; e
    Prontidão para agir.

5. Habilidades: Domínio das linguagens de programação Python e PHP e banco de dados MySQL e MongoDB. Experiência nas plataformas Apache Solr Lucene e ElasticSearch, framework web Django e Symphony. Será considerado um diferencial o conhecimento em linguagem Java ou Scala.

6. Educação (Qualificações):

  • Essencial: Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou áreas correlatas.
  • Desejável: Especialização em Desenvolvimento ágil SCRUM.

7. Experiência:

  • Essencial: Ter trabalhado em projetos de desenvolviumento web utilizando os frameworks Django e Symphony.
  • Desejável: Ter trabalhado em projetos que utilizam Apache Solr/Lucene, ElasticSearch e MongoDB

8. Idiomas: Inglês e espanhol avançados.

9. Conhecimentos em tecnologia da informação: Habilidade demonstrada para utilizar efetivamente um computador e programas, tais como Microsoft Office Word, Excel, PowerPoint SharePoint, Outlook.

10. Modalidade de contratação: CLT (remuneração e benefícios a combinar)

Se você quer fazer parte de nossa  equipe  envie seu CV com proposta de remuneração para reddes.bireme@gmail.com